Território Vale do Ivaí busca integração de ações com a Amuvi

Uma das ações discutidas, por exemplo, é a criação de um Centro de Difusão Tecnológica em Fruticultura do Vale do Ivaí

Integrantes do Grupo Gestor do Território Vale do Ivaí estiveram reunidos nesta quarta-feira (28/06) com o prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto. Os membros do grupo fizeram uma explanação das principais ações desenvolvidas nos 27 municípios que integram o território, visando firmar parcerias e integrar as iniciativas junto a Amuvi.

Estiveram presentes no encontro Mário Bezerra Guimarães, chefe do núcleo regional da Seab e Geraldo Sincero, representando a Emater, além de Lúcia Socoloski e Lúcia Maia Buzato, respectivamente, coordenadora e secretária do grupo gestor, e a vereadora de Apucarana, Márcia Sousa.

Uma das ações discutidas, por exemplo, é a criação de um Centro de Difusão Tecnológica em Fruticultura do Vale do Ivaí. “São documentos que foram colecionados ao longo de um ano e meio, com o objetivo de trabalhar a cadeia produtiva da fruticultura, desde a formação de mudas até a comercialização”, explica Mário Bezerra Guimarães, informando que a intenção é que a sede do centro se estabeleça em Apucarana.

O grupo também pretende dialogar com universidades da região, visando a abertura de cursos de especialização em fruticultura de nível médio e superior.  Outras ações previstas são a capacitação de lideranças municipais e a implantação de um centro de comercialização de produtos, além do assessoramento a cooperativas e associações para a captação de recursos.

O prefeito de Apucarana ressaltou que o Território Vale do Ivaí é um indutor do desenvolvimento regional, sendo devidamente reconhecimento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). “A nossa contribuição será no sentido de potencializar politicamente as ações. Quero parabenizar o trabalho do grupo gestor, que vem sendo conduzido até de maneira heroica. Nos próximos dias vou pautar esse assunto junto aos prefeitos da Amuvi”, assegurou Beto Preto.

Território Vale do Ivaí busca integração de ações com a Amuvi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo