Na AMUVI, EMATER instrui representantes de pequenos produtores rurais sobre programa Pró Rural

Representantes de cooperativas de Califórnia, Novo Itacolomi e Apucarana receberam instruções sobre o Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial – Renda e Cidadania no Campo – Pró Rural, executado pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, com financiamento parcial do Banco Mundial.

 

Reunidos na manhã desta quinta-feira (8) na sede da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí – AMUVI, representantes de cooperativas e associações de produtores rurais foram orientados por representantes do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, sobre o programa Pró Rural.

Do encontro saíram à elaboração de três propostas (projetos), que se contemplados possibilitarão significativos benéficos aos pequenos produtores rurais da região.

De acordo com o economista da EMATER, Ovídio Cesar Barbosa, as cooperativas ou associações de produtores rurais buscam através do Programa Pró Rural a aquisição de equipamentos que podem melhorar a produtividade e a rentabilidade dos pequenos agricultores.

O valor mínimo de cada proposta é de 47 mil e o teto máximo é de 420 mil reais.

“Entre as propostas (projetos) já apresentadas pelas associações de Apucarana, Califórnia e Novo Itacolomi estão à aquisição de tratores, colheitadeiras, usina de leite e casa de embalagens”, disse Ovídio.

O economista salientou, que “as equipes técnicas da EMATER estão auxiliando e orientando às cooperativas e associações na elaboração das propostas”, que se contempladas possibilitarão, na opinião de Ovídio “significativa melhora na produtividade e rentabilidade aos cooperados associados”.

PROPOSTAS

Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó – COOCAPI: proposta de um trator e uma colheitadeira.

Cooperativa dos Agricultores Familiares de Novo Itacolomi – Cofai: proposta de uma casa de embalagens para os produtores de banana.

Associação dos Produtores Agropecuários de Califórnia – APAC; proposta de uma Usina de Leite.

 

O agrônomo e secretário de agricultura do município de Califórnio Diego Alexandre Matos De Lara, falou sobre a importância da Usina de Leite para a APAC, segundo ele, no município de Califórnia existem 53 produtores de agricultura familiar associados à APAC.

“Apresentamos uma proposta através do programa Pró Rural para a aquisição de Usina de Leite, com ela poderemos beneficiar o produto e consequentemente gerar maior renda aos produtores que poderão ser inseridos como fornecedores de programas governamentais, como por exemplo, o ‘leite das crianças’, além da comercialização no mercado local de produtos beneficiados”, disse De Lara.

O PROGRAMA – O Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial – Renda e Cidadania no Campo – Pró-Rural é um projeto do Governo do Estado do Paraná, com financiamento parcial do Banco Mundial, a ser executado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento – SEAB, por intermédio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências – ITCG e o Instituto de Águas do Paraná – AguasParaná. O Pró-Rural faz parte do Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná.

 

Para maiores informações:

http://www.emater.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=93

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *